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Crie uma Campanha AdWords de Sucesso – Parte 2

6-Crie anúncios atraentes

No AdWords você só paga quando alguém clica no seu anúncio! Existe no entanto um desafio:

  • Incentivar o clique para que o CTR* aumente e com isso o Índice de Qualidade*, com o efeito pretendido de baixar o CPC*
  • Evitar os cliques indesejáveis que esgotam o seu orçamento e não convertem

 Para isso existem 4 linhas distintas no seu anúncio de texto AdWords com funções diversas:

PontoTítulo do anúncio (25 caracteres) – Esta linha é a mais importante. É aquela que é lida em 1º lugar e é a parte clicável. A sua função principal é chamar a atenção. Deve incluir a palavra chave no título porque o tamanho da fonte é maior que nas outras linhas e o AdWords mostra em negrito as palavras-chave usadas no termo de pesquisa do utilizador. Desta forma irá ter destaque!

Nota: Pode ainda fazer uma pergunta como forma de despertar a atenção do utilizador com o objectivo de sugerir um “sim” psicológico que ajude no processo de venda. (exº: para uma procura de ” dentista em lisboa” usar “Procura um Dentista em Lisboa?”). Existem uma forma de incluir o termo de pesquisa no anúncio automáticamente, chamado Dinamic Keyword Insertion e que explicaremos mais tarde.

PontoLinha de Descrição 1 e Linha de Descrição 2 (35 caracteres cada) – Estas linhas devem ser usadas para realçar os benefícios da utilização do seu produto. Pode chamar a atenção para uma característica mas destaque logo a seguir o benefício que ela implica.

Por exº: 
Bateria de longa duração (característica) 
Carregue menos. Faça mais (benefício)

Deve também usar sempre que possível um “apelo à acção” que diga ao utilizador o que pretendemos que faça depois de clicar no seu anúncio e estiver no seu site.

PontoURL de Visualização (35 caracteres) – Esta linha é uma das mais descuradas. tem de têr obrigatoriamente o seu domínio mas pode incluir antes ou depois uma palavra-chave, um “apelo à acção” ou qualquer texto que o faça sobressair positivamente.

Exº: “omeudominio.pt/palavra-chave” ou “palavra-chave.omeudominio.pt”

 

*

CTR – (taxa de cliques = nº de cliques / nº impressões**)

Impressões – nº de vezes que o anúncio é mostrado

Índice de Qualidade – valor entre 1 e 10 que indica a relevância que o sistema do AdWords atribui (sendo 1 valor mínimo e 10 o máximo). Aplica-se a vários níveis mas o que está visível para os utilizadores comuns é o IQ de palavra-chave que pode consultar adicionando essa coluna nos atributos quando está na “tab” de palavras chave. Existe ainda um Índice de Qualidade de conta que é uma classificação geral da conta do anunciante AdWords e que pode ser obtida através de 1 script

CPC – Custo Por Clique

7-Landing Pages coerentes

Neste ponto o utilizador já escolheu o seu anúncio porque o achou relevante e foi enviado para a sua página de destino. E agora?

Muitas vezes existe a tentação de enviar os utilizadores para a pagina principal, porque no fundo resume aquilo que a empresa faz e se pensa que pode dar uma visão mais completa. Nada mais errado!

Ninguém quer saber o que você faz. Na realidade as pessoas querem é resolver o seu problema específico. E quem se mostrar mais disposto a isso ganha o negócio. É tão simples como isso!

Há por isso, algumas regras que o podem ajudar a conseguir convencer o utilizador:

O cabeçalho da landing page deve ser coerente com o tema do grupo de anúncios.

Por exº, se está a anunciar televisões de 32 polegadas, não envie os utilizadores para uma página de televisores genérica e muito menos para a homepage. A 1ª coisa que o utilizador irá lêr deve reassegurar que está no sítio certo! Neste caso, na secção das televisões de 32 polegadas.

O texto que se segue ao cabeçalho é onde você vai tentar fazer a venda.

Deve apresentar todas as características do produto que são relevantes e principalmente expôr todos os benefícios da aquisição do produto. Em que é que ele vai melhorar a vida do seu potencial cliente!

Pode aproveitar, já que o convenceu a lêr até aqui, para lhe apresentar uma oferta especial e criar sentido de urgência, com prazos e preços especiais, por exemplo.

Destaque o seu “Apelo à Acção” num botão que chame a atenção pelo tamanho e côr e diga exatamente qual o passo seguinte

 

8-Instale o código de conversão AdWords

 

9-Configure corretamente a sua campanha AdWords

 

10-Otimize continuamente as suas campanhas

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